Pesquisadores dão dicas para quem quer dormir melhor
Jairo Bouer
24/07/2019 18h43
Muita gente recomenda um bom banho quente à noite para dormir melhor, e um estudo, agora, traz fundamento para a sabedoria popular. Pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, descobriram que a dica realmente beneficia o sono.
Mas há algumas regras a serem seguidas: o banho deve ser quente, ou seja, a água deve estar entre 40 e 42 graus Celsius, e deve ocorrer entre uma e duas horas antes de a pessoa ir para a cama.
A equipe chegou às conclusões após analisar mais de 5.300 estudos relativos a banhos com diferentes temperaturas e qualidade do sono. Os resultados foram publicados na revista Sleep Medicine Reviews.
Depois de analisar todos os dados, o grupo concluiu que a água quente é a que faz melhor efeito para a qualidader do sono. E se o banho acontece entre uma e duas horas antes de dormir, a pessoa adormece, em média, dez minutos mais rápido.
Tanto o sono quanto a temperatura do nosso corpo são regulados por um relógio biológico regido pelo cérebro, que impulsiona os padrões de 24 horas de diversos processos que ocorrem no nosso organismo, incluindo o sono e a vigília.
Em geral, as pessoas têm uma queda na temperatura antes da sua hora habitual de dormir, e cai mais um pouco depois que o sono se torna mais profunda. Em seguida, a temperatura sobe gradualmente até a hora de acordar.
Se você quer outra dica baseada em evidência científica para dormir melhor e ter mais qualidade de vida, um outro estudo recente, publicado na revista Sleep, comprova que dormir sempre no mesmo horário não só melhora o sono dos adolescentes como também evita que eles ganhem peso. O trabalho foi feito na Universidade Penn State, também nos EUA, e contou com quase 2.200 estudantes. Para terminar, uma outra recomendação: entre o chuveiro e a cama, nada de ligar aparelhos eletrônicos, ou seus esforços vão fugir pelo ralo.
Sobre o autor
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.
Sobre o blog
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.