Topo

Satisfação quando o outro se dá mal é algo contagioso, diz estudo

Jairo Bouer

24/04/2019 21h51

Você já ouviu falar em "schadenfreude"? Esse termo, que em alemão significa "alegria pelo dano", é usado para descrever a satisfação que algumas pessoas sentem quando algo de ruim acontece com um colega, conhecido, amigo ou até com alguém famoso. O sentimento é carregado de inveja e tem sido descrito como fenômeno comum em ambientes muito competitivos, nos quais a desgraça de uns pode resultar em oportunidades para outros.

Pesquisadores das universidades de Zurique, na Suíça, de Jiao Tong, na China, e de Cingapura decidiram investigar o desenvolvimento e as consequências desse sentimento pouco nobre. E eles descobriram que o "schadenfreude" é contagioso. Isso mesmo. Até pessoas empáticas, que se importam com o bem-estar dos outros, podem acabar sentindo prazer com a desgraça alheia, se o ambiente for dominado por gente assim e as políticas de bonificação forem focadas no desempenho individual.

Os pesquisadores fazem uma distinção entre o "schadenfreude" considerado justo, quando as pessoas acham que a pessoa mereceu ser maltratada, daquele ambivalente, ou seja, o prazer seguido de uma sensação de culpa. E os dois são ruins.

O problema do "schadenfreude", em particular o que parece justificado, é que ele pode desencadear ciclos de maus tratos, segundo os autores. Quem presenciou a cena pode começar a tratar o alvo da agressão de forma ofensiva, e a satisfação gera um círculo vicioso. Em determinados ambientes, esse comportamento agressivo pode acabar virando norma, segundo os resultados publicados no periódico Academy of Management Review.

Os autores aconselham gestores a evitarem esse tipo de clima, promovendo diálogo e incentivos baseados no trabalho em equipe e não individual. Um ambiente inclusivo também pode ajudar a reduzir sentimentos de inveja e ressentimento. As consequências do bullying no ambiente de trabalho são maior risco de depressão, ansiedade e esgotamento físico e mental, e tudo isso só afeta a produtividade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Satisfação quando o outro se dá mal é algo contagioso, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.