Topo

Dormir mal leva você a comer 385 calorias a mais por dia, diz estudo

Jairo Bouer

24/10/2017 22h32

Dormir menos que sete horas por noite faz com que as pessoas consumam cerca de 385 calorias a mais por dia, o que leva a um aumento progressivo da cintura. A conclusão é de cientistas do King`s College London, no Reino Unido, que analisaram 11 estudos sobre sono e aumento de peso.

Segundo a análise, que contou com um total de 172 indivíduos, a privação de sono não necessariamente leva as pessoas a comer mais no dia seguinte, mas a fazer escolhas menos saudáveis, como alimentos mais ricos em gordura e, consequentemente, calorias.

Os pesquisadores afirmam que a falta de descanso adequado aumenta a motivação a buscar a comida como recompensa pelo cansaço extra. É como se a pessoa olhasse uma porção de batata frita e pensasse: "Eu mereço". As informações foram divulgadas no jornal britânico Daily Mail.

A recomendação geral dos médicos é que pessoas com idades entre 18 e 64 anos dormam de sete a nova horas por noite. Segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, isso é imperativo para manter uma dieta saudável.  Lembre-se que trocar tablets e celulares por livros é uma forma de evitar a insônia e melhorar a qualidade do sono.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dormir mal leva você a comer 385 calorias a mais por dia, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.