Impulsividade não é único fator envolvido ao postar conteúdo impróprio
Jairo Bouer
22/08/2017 22h44
Por que alguns jovens adultos publicam conteúdos pouco inapropriados na internet, como ofensas, informações pessoais, sexuais ou sobre uso de álcool e drogas? Para muita gente, inclusive pesquisadores, o motivo disso é a impulsividade ou a inconsequência. Mas um novo estudo mostra que não é só isso. Pessoas com altos níveis de autocontrole são propensas a fazer isso também.
Segundo pesquisadores da Universidade de Plymouth, muitos dos jovens que adotam esse comportamento de risco na internet são providos do que eles chamam de automonitoramento – eles se adaptam de acordo com as normas sociais. Ou seja: eles postam conteúdo impróprio deliberadamente, por acreditar que essa é a coisa certa a ser feita.
A equipe, do departamento de psicologia, criou uma escala de exposição a risco para avaliar uma série de imagens e textos considerados inapropriados, como relativos a álcool, sexo e drogas, material ofensivo e informações pessoais. Eles também analisaram o nível de automonitoramento e de impulsividade dos participantes – 178 britânicos e 90 italianos de ambos os sexos, com idades entre 20 e 22 anos.
Eles perceberam que os britânicos foram mais propensos a publicar conteúdo relacionado a álcool e drogas, enquanto os italianos apresentaram tendência maior a expor conteúdo ofensivo e informações pessoais. Para os pesquisadores, um indício de que aspectos culturais desempenham um papel importante no tipo de assunto compartilhado. Tanto os indivíduos com altos níveis de impulsividade quanto aqueles que se automonitoram mais foram os que mais adotaram o comportamento de risco.
Nessa faixa etária, muitos jovens ainda estão na faculdade e não prestam atenção no quanto postar conteúdo impróprio pode vir a prejudicar a carreira deles no futuro. Por descuido ou mesmo por uma decisão deliberada, eles podem acabar se envolvendo em situações indesejadas e se arrepender amargamente depois.
Sobre o autor
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.
Sobre o blog
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.