Ele adorou a piada, mas ela achou sem graça? Estudo explica por quê
Jairo Bouer
06/07/2016 16h30
Um estudo revela que homens tendem a gostar mais de piadas maliciosas ou propagandas com duplo sentido do que elas, especialmente os solteiros. E a razão disso, segundo pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelânida, é que eles pensam em sexo com mais frequência que elas.
A pesquisa foi feita on-line, com homens e mulheres com cerca de 28 anos. Eles eram convidados a se lembrar de anúncios publicitários e dizer o que achavam deles. Os resultados mostraram que elas tendem a achar propagandas que utilizam humor com conotação sexual sem graça ou de mau gosto, ao contrário deles. E os solteiros são os que mais gostam desse tipo de conteúdo.
De acordo com os especialistas, coordenados por Jungkeun Kim, as diferenças na forma de apreciar o humor podem ser explicadas pela forma como homens e mulheres foram moldados ao longo da evolução. Para eles, homens tendem a enxergar a relação sexual como uma atividade de lazer ou recreativa, enquanto as mulheres já encaram o sexo como algo mais sério, que envolve intimidade e confiança. Afinal de contas, são elas que engravidam, dão à luz, amamentam etc.
O estudo, publicado no Australasian Marketing Journal e divulgado no jornal britânico Daily Mail, também pode explicar por que muitos homens tendem a achar que uma mulher está interessada neles quando, na verdade, elas estão sendo apenas bem-educadas. Como o sexo não sai da cabeça deles, fica mais fácil confundir as coisas.
Sobre o autor
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.
Sobre o blog
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.