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Garoto que quer ter mais amigas deve se colocar no lugar dos outros

Jairo Bouer

09/06/2016 21h31

Um estudo australiano traz uma dica preciosa para adolescentes que gostariam de atrair mais garotas para seu círculo de amizade: exercite a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso mesmo: pesquisadores descobriram que garotos com essa característica conquistam quase duas vezes mais amizades do sexo oposto.

A equipe, da Universidade Católica Australiana, avaliou 1.970 estudantes com 15 ou 16 anos para chegar à conclusão.

O curioso é que o critério não valeu para ambos os sexos. Para as meninas, ter mais empatia não atraiu mais amigos – aparentemente porque os garotos não valorizam tanto essa qualidade.

De qualquer forma, tanto meninos quanto meninas que apresentavam mais empatia foram mais propensos a ter amigos mais solidários, que estavam ao lado eles quando mais precisavam. Isso significa que quando as pessoas têm consideração pelo que os amigos sentem, eles acabam recebendo a mesma atenção em troca.

Os autores observam que ter amigos é fundamental em qualquer idade, mas especialmente importante na adolescência, pois ajuda no desenvolvimento de habilidades interpessoais e no aprendizado. Além disso, está associado a menores taxas de depressão.

Se os resultados podem ser úteis para os jovens, eles também podem servir de recado para os pais. Estimular a empatia das crianças é algo que pode ter impacto positivo para o resto da vida delas.

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Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.