Topo

Maconha ficou três vezes mais potente em 20 anos, indica pesquisa

Jairo Bouer

10/02/2016 16h49

A maconha consumida hoje em dia é muito mais potente do que a utilizada há 20 anos, segundo cientistas. Um estudo com cerca de 39 mil amostras da droga apreendidas nos Estados Unidos entre 1995 e 2014 mostra que os níveis de THC, o componente alucinógeno dacannabis, aumentaram de 4% para 12% nesse período, ou seja, triplicaram.

Segundo os pesquisadores, da Universidade do Mississippi, esse aumento de potência coincide com uma elevação nos atendimentos de urgência relacionados ao uso de maconha no país. De 2005 a 2010, o número subiu 53,6% entre os homens  e 42,9% entre as mulheres.

O estudo também mostrou que, embora o THC tenha aumentado nas amostras, a quantidade de canabidiol, outra substância ativa, diminuiu. Os níveis registrados passaram de 0,28, em 1995, para menos de 0,15, em 2014. O canabidiol tem sido bastante estudado por causa de seus supostos benefícios para pacientes com epilepsia grave.

Por causa dessas diferenças, os autores do trabalho, publicado na revista Biological Psychiatry, chamam atenção para a necessidade de análises mais minuciosas dos produtos comercializados para fins medicinais em alguns Estados norte-americanos. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maconha ficou três vezes mais potente em 20 anos, indica pesquisa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.