Topo

Homens têm atração pelas mais inteligentes até certo ponto, diz estudo

Jairo Bouer

22/10/2015 16h47

Homens costumam se sentir atraídos por mulheres que parecem ser mais inteligentes do que eles. Mas eles mudam de ideia quando conhecem uma, sugere um estudo.

A pesquisa, realizada em 105 homens, foi conduzida por psicólogos das universidades de Buffalo, do Texas e Luterana da Califórnia, nos Estados Unidos. Os participantes e um grupo de mulheres passaram por testes de inteligência em matemática e inglês. Depois de saber qual tinha sido o desempenho das mulheres, os homens tinham que atribuir notas mais altas para as que consideravam as mais atraentes.

Os homens demonstraram maior interesse por aquelas que tinham se saído melhor do que eles nos testes. Mas, ao conversar com elas, sentiam sua masculinidade diminuída, o que os tornava menos interessados e menos propensos a convidá-las para sair, segundo o estudo. Mais tarde, ao avaliar as moças de novo, eles deram notas mais baixas às mais inteligentes.

Os pesquisadores comentam que é natural que os homens se interessem por mulheres inteligentes, até porque isso pode sugerir que elas serão boas mães e terão mais chances de lhes dar filhos com a mesma característica. Porém, na prática, é mais provável que acabem escolhendo alguém que não ameace a sua masculinidade.

Os dados foram publicados na Personality and Social Psychology Bulletin, e divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Homens têm atração pelas mais inteligentes até certo ponto, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.