Topo

Bochechas ficam mais rosadas durante o período fértil, sugere estudo

Jairo Bouer

25/05/2015 17h59

Por que tantas mulheres usam blush para deixar as bochechas mais coradas? Segundo um estudo, faces rosadas tornam os rostos femininos mais atraentes para potenciais companheiros. E isso ocorre especialmente quando os níveis de hormônio estradiol estão em alta, o que coincide com o período fértil.

O pesquisador Benedict Jones, da Universidade de Glasgow, autor da pesquisa, o estradiol aumenta o fluxo nos vasos sanguíneos próximos da superfície da pele, causando o rubor.

O estudo, publicado na revistaPsychoneuroendocrinology, envolveu 116 mulheres com idade em torno de 21 anos, testadas em cinco sessões semanais. No período da pesquisa, elas não puderam se bronzear, nem usar pílula ou maquiagem.

Os pesquisadores concluíram que os rostos das mulheres estavam significativamente mais rosados quando os testes de saliva indicavam que o estradiol estava mais alto. Os dados foram divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Em estudos anteriores, Jones já havia sugerido que, durante o período fértil, as mulheres também são mais propensas a usar a cor vermelha ou rosa. Isso explicaria até mesmo a popularidade desses tons nas lingeries vendidas para o Dia dos Namorados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bochechas ficam mais rosadas durante o período fértil, sugere estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.