Tablet e celular podem afetar desenvolvimento dos pequenos, alerta artigo
Jairo Bouer
02/02/2015 17h38
Segundo os especialistas, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, a atitude faz com que as crianças deixem de desenvolver seus próprios mecanismos de autorregulação. Os pesquisadores, coordenados por Jenny Radesky, chegaram à conclusão após revisar estudos sobre diversos tipos de mídia disponíveis hoje e seu papel na educação e no desenvolvimento dos pequenos.
Várias pesquisas mostram que crianças com menos de 30 meses não são capazes de aprender com vídeos o que aprenderiam com as interações reais. No entanto, a equipe admite que há poucos trabalhos sobre mídias interativas, como livros eletrônicos e aplicativos para aprender a ler.
Ao que tudo indica, esses aplicativos podem ser úteis apenas para crianças com 3 anos ou mais, afirma o artigo. Mesmo assim, celulares e tablets podem diminuir o tempo gasto com interações reais, o que é preocupante.
Enquanto ainda não há estudos suficientes para garantir o benefício dessas tecnologias, os pesquisadores sugerem que elas sejam usadas pelas crianças junto com os pais, pois isso aumenta o valor educacional da mídia. Eles também recomendam que isso seja feito por um período pré-determinado, como uma hora por dia, por exemplo.
Sobre o autor
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.
Sobre o blog
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.