Pessoas com rosto comum são consideradas mais confiáveis, diz estudo
Jairo Bouer
16/12/2014 20h34
Rostos típicos despertam familiaridade, de acordo com o autor do estudo, o pesquisador Carmel Sofer, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, e da Universidade Radboud Nijmegen, na Holanda.
Os pesquisadores criaram rostos "normais" juntando pedaços de diversas faces no computador. Também fizeram uma seleção de rostos mais e menos atraentes. As imagens foram classificadas de acordo com beleza e confiabilidade por um grupo de pessoas do mesmo sexo.
Os resultados indicaram que quanto mais comum era o rosto, maior a tendência de ser classificado como confiável. Já as faces consideradas mais atraentes eram justamente as menos comuns.
Sofer e sua equipe dizem que os resultados são importantes para entender como as pessoas julgam as outras em ambientes onde há gente de diversas origens.
Sobre o autor
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.
Sobre o blog
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.