Jogar games violentos em 3D gera mais raiva, mostra estudo
Jairo Bouer
22/10/2014 12h50
Para o autor do estudo Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia na Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, o resultado é consequência da sensação de estar mais imerso no jogo quando a tecnologia usada é 3D. Quanto mais realista o game, maiores os efeitos sobre os jogadores.
Para chegar à conclusão, ele e sua equipe avaliaram 194 estudantes universitários, sendo que cerca de dois terços eram do sexo feminino. Eles jogaram um game violento, em que há estímulo de matar, nas versões 2D e 3D e usando telas de diferentes tamanhos. Depois, eles relataram seu humor e foram solicitados a classificar a raiva que sentiam em uma escala de 1 a 5, além de dizer o quanto se sentiram imersos no jogo.
Para os pesquisadores, essas questões precisam ser consideradas por fabricantes de eletrônicos, desenvolvedores de jogos, consumidores, pais e agências de classificação de conteúdo.
Os dados foram anunciados em uma conferência em Ohio no último dia 19, e serão publicados no periódico Psychology of Popular Media Culture.
Sobre o autor
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.
Sobre o blog
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.