Intervenção pode ajudar a combater bullying entre meninas
Jairo Bouer
01/10/2014 15h29
Pesquisadores da Universidade do Missouri desenvolveram e testaram um plano de intervenção, batizado de "Growing Interpersonal Relationships through Learning and Systemic Supports", ou "Girlss". Ele envolve cuidadores e familiares, além das próprias meninas que praticam bullying.
Ao longo de dez semanas, cuidadores e familiares passam por sessões de aconselhamento em grupo e também por telefone. As estudantes, na faixa etária de 12 a 15 anos, participam de sessões semanais de 70 minutos com discussões interativas de exemplos baseados em fatos da mídia, dramatizações e definições de metas.
No final da intervenção, professores e coordenadores relataram uma diminuição de comportamentos agressivos entre as meninas da escola que participou do estudo.
Para uma das autoras do estudo publicado no Journal of Child and Family Studies, Melissa Maras, o projeto representa um primeiro passo para ajudar as escolas a lidarem com o problema. Ela avisa que pais e professores devem estar cientes do bullying e tomar cuidado para não contribuir, ainda que involuntariamente, para o comportamento negativo das meninas.
A intervenção ainda precisa ser aplicada em outras escolas, para que seja avaliada com base no feedback dos participantes e, eventualmente, melhorada. Mas o importante é que cada vez mais projetos desse tipo sejam criados, para que educadores e famílias tenham ferramentas para combater o bullying.
Sobre o autor
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.
Sobre o blog
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.