Topo
Blog do Jairo Bouer

Blog do Jairo Bouer

Mais horas de sono, melhores notas

Jairo Bouer

04/10/2019 16h18

Crédito: Fotolia

Não me canso de falar, neste espaço, sobre a importância de bons hábitos de sono para a saúde física e mental dos jovens. Então aqui vai mais um motivo para não deixar o descanso de lado: quem dorme apenas 6,5 horas por noite tira notas 50% mais baixas que aqueles que têm apenas uma hora a mais de sono.

Também não adianta investir no sono apenas na época de provas. Segundo experimento conduzido por dois professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a consistência faz toda a diferença. É preciso dormir bem sempre para sentir os benefícios no desempenho acadêmico.

A pesquisa, publicada na revista Science of Learning, contou com 100 estudantes que utilizaram rastreadores de sono ao longo de seis meses. Nesse período, eles passaram por 11 testes, três provas e um exame final na faculdade.

Uma descoberta surpreendeu os pesquisadores: parece que as pessoas têm um horário limite para ir para cama. Depois disso, mesmo que você durma o bastante, seu desempenho fica prejudicado. Para os participantes do estudo, o prazo médio foi 2 da manhã, mas os autores esclarecem que os limites variaram entre os indivíduos. Quem ia para a cama depois desse horário tinha notas mais baixas ainda que tivesse dormido sete horas seguidas.

A qualidade e a consistência do sono também fizeram a diferença. Os jovens que dormiam bem sempre se saíram melhor nas provas do que os alunos que apresentaram variações de uma noite para a outra, ainda que a média final fosse a mesma.

Com base no experimento, os pesquisadores também criaram uma hipótese para explicar por que as mulheres, de modo geral, têm notas um pouco melhores que os homens – é que elas costumam dormir um pouco mais que eles.

O estudo é pequeno e essas descobertas precisam ser confirmadas em trabalhos futuros. Mas não é o primeiro a mostrar uma forte associação entre sono de qualidade e desempenho, por isso fica a dica: dormir bem deve ser prioridade.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Jairo Bouer