Acariciar um bicho de estimação diminui o estresse, confirma estudo
Quem tem bicho sabe o quanto conviver com um animal de estimação pode melhorar nosso humor, mas um estudo publicado nesta sexta-feira (19) traz a confirmação. Mesmo um rápido contato com um pet contribui significativamente para a saúde mental e bem-estar das pessoas.
Uma equipe de especialistas em desenvolvimento humano da Universidade de Wasington, nos EUA, avaliou o efeito da convivência com bichos de estimação no corpo e mente de 249 estudantes universitários em um ambiente real, e não em laboratório.
Os participantes foram divididos em quatro grupos: o primeiro teve 10 minutos para interagir com os animais. O segundo apenas observou o primeiro grupo. A terceira parcela dos estudante apenas assistiu a uma apresentação com slides sobre os bichos e o último grupo não fez nada, apenas aguardou em silêncio.
Os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, foram examinados antes e após a intervenção. Quem interagiu com os bichos teve uma redução significativa depois do teste, e isso aconteceu inclusive entre os estudantes que já tinham níveis mais baixos no início do experimento.
Os pesquisadores afirmam que essa exposição pode trazer vantagens claras para a saúde física e mental se realizada continuamente. Os resultados foram publicados na revista Aera, da Associação Americana de Pesquisas em Educação.
Estudos anteriores mostram que o contato com um pet pode ser útil para baixar a adrenalina antes de uma prova importante. E um trabalho feito por médicos da Clínica Mayo, nos EUA, observou que donos de bicho dormem melhor quando o animal está por perto no quarto. Claro que nem todo mundo tem condições de criar um animal, mas tudo indica que o simples contato com o cão ou gato do vizinho ou do amigo pode trazer resultados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.