menu
Topo
Blog do Jairo Bouer

Blog do Jairo Bouer

Jovem que janta em família tem alimentação mais saudável, segundo pesquisa

Jairo Bouer

21/11/2018 22h07

Crédito: iStock

Jantar em família virou algo raro hoje em dia. Cada vez mais, as pessoas aproveitam as noites para fazer algum curso ou trabalhar até mais tarde, ou aproveitam a hora das refeições para ver as novidades na TV ou no smartphone. Mas essa mudança de costumes pode ter desvantagens para a saúde.

Um estudo recém-publicado no Jama, a revista da Associação Médica Americana, mostra que adolescentes e adultos jovens que se sentam para jantar com os pais e irmãos são mais propensos a ter uma alimentação mais saudável do que aqueles que comem sozinhos. E isso é válido independente do nível de conexão e comunicação entre os integrantes da família.

O trabalho, feito pela Universidade de Guelph, no Canadá, contou com mais de 2.700 participantes de 14 a 24 anos, que tiveram seus hábitos analisados. Os resultados mostraram que aqueles que jantavam com a família costumavam ingerir mais frutas e verduras. Eles também eram menos propensos a comer fast-food ou pedir comida fora.

O hábito de jantar junto foi associado a uma dieta mais saudável mesmo nas famílias com maior nível de conflito. Isso prova que não é a qualidade da relação entre pais e filhos que resulta em melhores escolhas alimentares, mas o simples fato de estar acompanhado e prestar mais atenção no ato de comer.

Para quem tem problemas de agenda, os autores sugerem escolher outra refeição do dia para fazer reunido, como o café da manhã ou a ceia. Segundo os pesquisadores, envolver o jovem no preparo da comida é outra medida que ajuda muito a incentivar hábitos saudáveis.

Diversos outros estudos já apontaram benefícios do jantar em família, como a tendência a menores índices de sobrepeso, obesidade e até menor consumo de álcool e drogas entre os adolescentes. É difícil controlar o impacto do trabalho e da tecnologia na rotina das pessoas, mas manter algumas tradições pode valer a pena.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.