Você sabe quando seu parceiro está triste? Tem certeza?
Saber se o seu parceiro ou parceira está feliz não é difícil. Mas a maioria das pessoas tem dificuldade de adivinhar quando o companheiro está triste, a não ser quando alguma lágrima foi derramada. A conclusão é de um estudo da Universidade Metodista do Sul, nos Estados Unidos.
Pesquisadores entrevistaram 51 casais de diferentes idades, etnias e em relacionamentos longos e curtos. Os participantes tiveram que manter um diário por sete dias consecutivos para descrever não só o próprio humor, mas também o do parceiro.
Os autores observaram que algumas pessoas são mais empáticas, mas, de forma geral, a precisão para identificar emoções negativas mais sutis não foi observada nos casais. Para os pesquisadores, falta prestar mais atenção em pistas emocionais importantes, que podem até interferir no relacionamento mais tarde.
Maridos, esposas ou namorados são as pessoas com quem dividimos os detalhes mais íntimos da nossa vida. Em geral, eles são a principal fonte de apoio, por isso é importante que um saiba exatamente quando o outro não está legal.
O trabalho, publicado no periódico Family Process e divulgado no jornal britânico Daily Mail, sugere que é preciso investir mais em comunicação. Nem sempre os outros expressam sentimentos de raiva ou tristeza da mesma forma que nós, por isso, na dúvida, perguntar sempre ajuda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.