Topo

Jairo Bouer

Pesquisadores testam antídoto contra compulsão por cocaína

Jairo Bouer

17/01/2018 18h54

Crédito: iStock

Pesquisadores do hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, acreditam estar mais próximos de um medicamento para tratar a dependência por cocaína. Eles testaram uma substância que, injetada em ratos, foi capaz de reduzir a compulsão pela droga.

O uso frequente de cocaína causa a concentração de altas doses de uma proteína chamada G-CSF na região do cérebro associada à sensação de recompensa. Os pesquisadores conseguiram desenvolver uma substância que neutraliza essa proteína, fazendo o desejo de voltar a consumir a droga diminuir.

O estudo revelou, ainda, que a injeção reduz o desejo dos camundongos por cocaína sem aumentar a compulsão por outras substâncias, como, no caso dos animais, por água com açúcar.

Os resultados positivos abrem portas para que a substância seja pesquisada em humanos. Vale lembrar que até hoje não existe uma terapia medicamentosa aprovada para a dependência por cocaína. As descobertas foram publicadas na revista Nature Communications.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.