Dormir mal deixa adolescentes mais propensos ao vício, segundo estudo
Mesmo curtos períodos de restrição de sono podem aumentar o risco de adolescentes desenvolverem depressão e dependência. O alerta é de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Um grupo de 35 jovens de 11,5 a 15 anos de idade foi convidado a passar a noite no laboratório de sono da universidade e, enquanto metade deles dormiu dez horas, a outra metade foi acordada após quatro horas de sono. Uma semana depois, o mesmo grupo voltou ao local e o esquema foi trocado.
Em cada visita, os participantes passaram por exames de escaneamento cerebral enquanto eram submetidos a um jogo que envolvia recompensas de 1 dólar e de 10 dólares. Eles também responderam questionários para descrever suas emoções.
Os exames mostraram que a restrição de sono afetou uma área do cérebro chamada putâmen, que exerce um papel importante nos movimentos que envolvem objetivos e também no aprendizado obtido através de recompensas. E resultou em alterações importantes no humor. Os dados foram publicados no site do American College of Neuropsychopharmacology.
Embora o estudo seja pequeno e de curto prazo, os dados sugerem que dormir pouco traz um enorme potencial de risco para os adolescentes, que ainda estão com o cérebro em formação. Mais um motivo para deixar o smartphone e o tablet longe do alcance na hora de dormir.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.