Topo

Jairo Bouer

Homens fazem mais sexo depois da vasectomia, segundo estudo

Jairo Bouer

21/11/2017 20h58

Uma pesquisa mostra que a frequência sexual dos homens aumenta cerca de três vezes depois que eles passam por uma vasectomia. Além disso, boa parte deles experimenta uma melhora na libido e nas ereções.

A vasectomia é um procedimento simples e rápido – dura cerca de 20 minutos e não exige internação. Consiste em cortar e obstruir os canais deferentes, fazendo com que deixe de haver espermatozoides no líquido ejaculado.

O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, e contou com 294 casais. Os resultados mostraram que 12,4% dos homens vasectomizados passaram a fazer mais sexo depois do procedimento, enquanto apenas 4,5% relataram uma redução na frequência.

De acordo com os autores do estudo, a melhora na vida sexual se deve ao fato de os homens ficarem mais tranquilos em relação ao risco de engravidar a parceira, o que também tornaria as relações mais espontâneas.

Os dados foram publicados no periódico Central European Journal of Urology, e noticiados no jornal britânico Daily Mail. Eles reforçam os resultados de uma pesquisa anterior, conduzida pela Universidade de Stanford, que chegou à conclusão de que homens vasectomizados têm relações 5,9 vezes ao mês, em comparação com a média de 4,9 encontrada para homens que não passaram pelo procedimento.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.