Tempo maior na internet pode explicar aumento de suicídio entre adolescente
O tempo gasto em frente às telas de computadores, tablets e smartphone pode explicar o aumento dos sintomas de depressão, comportamentos e pensamentos suicidas que tem sido registrado em jovens norte-americanos, principalmente entre as meninas. Essa é a conclusão de um novo estudo das universidades de San Diego e do Estado da Flórida. Os resultados reforçam a importância de se controlar a frequência de uso dessas mídias.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 500 adolescentes dos Estados Unidos, que participaram de duas pesquisas anônimas diferentes. Eles também analisaram as estatísticas de suicídio dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) daquele país.
Os números são alarmantes: a taxa de suicídio entre meninas de 13 a 18 anos disparou 65% entre 2010 e 2015. O número de meninas que experimentam sentimentos de desesperança, que pensaram em acabar com a própria vida e chegaram a tentar aumentou 12%. E os relatos de sintomas depressivos graves entre as meninas também tornaram-se 58% mais comuns.
A maior mudança observada na vida desses jovens entre 2010 e 2015, segundo a equipe, foi, sem dúvida, o aumento do tempo gasto em frente às telas, em detrimento de horas investidas em outras atividades, como estudos, exercícios ou interações sociais. Ou seja: tudo indica que essa nova rotina é prejudicial à saúde mental.
Os pesquisadores descobriram que 48% dos adolescentes que passaram cinco ou mais horas por dia em dispositivos eletrônicos relataram pelo menos um sintoma relacionado ao suicídio, em comparação com apenas 28% daqueles que gastaram menos de uma hora por dia nos aparelhos. Os sintomas depressivos também foram proporcionais ao tempo de exposição.
As descobertas, publicadas na revista Clinical Psychological Science, reforçam que a melhor maneira de evitar essa consequência perigosa do uso excessivo da tecnologia é limitar a exposição a uma ou duas horas por dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.