Topo

Jairo Bouer

Quer saber o que alguém sente? Use o ouvido, sugerem pesquisadores

Jairo Bouer

11/10/2017 20h42

A melhor maneira de saber o que alguém está sentindo é olhar nos olhos, certo? Embora esse seja um instinto comum, pesquisadores afirmam que fechar os olhos e prestar atenção na voz de uma pessoa é a melhor estratégia para reconhecer suas emoções reais.

Uma equipe estudiosos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, executou cinco diferentes experimentos para chegar a essa conclusão, envolvendo um total de 1.800 participantes. Em cada um deles, cada integrante tinha que interagir com outra pessoa ou ouvir uma conversa. Algumas vezes, era possível apenas ouvir o outro, ou a conversa; em outras ocasiões, podia-se ver e ouvir; ou então só olhar.

Em todos os experimentos, os indivíduos conseguiram reconhecer as emoções com maior precisão quando usaram apenas o ouvido. A única exceção foi quando, em um dos testes, os participantes foram expostos a uma gravação computadorizada, tipo uma voz de robô, sem as tipicas diferenças de entonação da fala humana.

Em reportagem no jornal britânico Daily Mail, os autores do estudo comentam que o resultado contradiz uma tendência comum em pesquisas sobre emoções humanas, que é se basear muito nas expressões faciais.  Eles acreditam que a visão acaba tirando o foco de pistas mais consistentes, que estariam na voz. Ou talvez muita gente tenha aprendido a mascarar o que está sentindo.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.