Blog do Doutor Jairo Bouer

Por que os Millenials traem? Veja o que diz uma pesquisa

Jairo Bouer

Tentação? Curiosidade? Nada disso. O que mais motiva os jovens de hoje, ou seja, os Millenials, a trair seus parceiros ou parceiras é a falta de um vínculo satisfatório, segundo um estudo publicado no Journal of Sex Research.

A pesquisa, conduzida pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, contou com 104 adultos heterossexuais com 22 anos de idade, em média, e que admitiram ter sido infiéis nos últimos seis meses.

Para 73% deles, a traição tinha sido motivada pelo fato de o parceiro não preencher sua necessidade de interdependência, ou seja, faltava intimidade ou a sensação de ser amado. Outros 20%, no entanto, mencionaram a necessidade de independência como causa da infidelidade.

Com base nos dados, os pesquisadores identificaram dois estilos diferentes de vínculo nos relacionamentos que aumentaram a probabilidade de traição. O primeiro foi o comportamento evasivo, típico de quem tem medo da intimidade. Já o segundo é o comporto ansioso, que vai na contramão e acaba assustando os parceiros.  Outros motivos citados como movito de infidelidade foram o uso de álcool e a busca por emoções.

Recentemente, um outro estudo mostrou que os jovens de hoje têm traído menos seus parceiros do que seus pais, que estão na faixa dos 50 anos. E outro, anterior, constatou que eles também fazem menos sexo. Parece que a individualidade está falando mais alto para esta geração.