Topo

Jairo Bouer

Até desligado smartphone drena atenção do usuário, diz estudo

Jairo Bouer

27/06/2017 21h10

Um estudo revela que as pessoas têm dificuldade de executar tarefas simples que exigem concentração quando estão perto do smartphone, pois não conseguem se desligar dele, mesmo sem se dar conta disso. Segundo pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o aparelho drena a capacidade cerebral das pessoas mesmo quando está desligado.

A equipe, liderada pelo pesquisador Adrian Ward, conduziu experimentos com cerca de 800 usuários de smartphone para medir o impacto que a simples proximidade com o aparelho causa. Os resultados foram divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Em um deles, os participantes realizaram uma série de testes no computador que demandavam concentração. Antes de começar, todos foram orientados a deixar o aparelho silencioso. Uma parte tinha que deixar o celular virado para baixo, na mesa; outra parcela, no bolso ou na mochila; e o último grupo mantinha o aparelho em outra sala. Quem deixou o smartphone em outro ambiente se saiu bem melhor nas tarefas.

Em outro experimento parecido, os participantes responderam a um questionário para avaliar o grau de dependência do smartphone no dia a dia. Depois, tinham que fazer as tarefas no computador com o celular virado para baixo, na bolsa, em outro ambiente, ou desligado sobre a mesa.  De novo, os participantes que deixaram o aparelho em outra sala se saíram melhor nos testes. Ou seja: mesmo desligado, mas ao alcance da vista, o celular foi capaz de prejudicar o desempenho dos usuários.

 

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.