Topo

Jairo Bouer

Exercício aeróbico protege cérebro de esquizofrênicos, diz estudo

Jairo Bouer

15/08/2016 23h22

corrida615

Um estudo britânico mostra que exercícios aeróbicos podem ajudar bastante quem sofre de esquizofrenia. O trabalho, feito na Universidade de Manchester, avaliou dados de dez estudos clínicos, com um total de 385 pacientes.

Os pesquisadores, coordenados por Joseph Firth, descobriram que cerca de 12 semanas de treinamento físico aeróbico podem melhorar significativamente o funcionamento do cérebro dos indivíduos com o transtorno. Os dados foram publicados no periódico Esquizofrenia Bulletin.

As fases agudas da esquizofrenia são marcadas por alucinações e delírios, geralmente tratáveis com medicação. No entanto, muitos pacientes se preocupam com déficits cognitivos associados à doença, como falta de memória, processamento alterado das informações e perda de concentração.

Exercícios como corrida, caminhadas e uso da bicicleta ergométrica podem, junto com os remédios, a manter o cérebro afiado, segundo os pesquisadores. Vale lembrar que indivíduos saudáveis também têm o mesmo benefício com a atividade física.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.