Topo

Jairo Bouer

Quem tira fotos se diverte mais, segundo estudo

Jairo Bouer

10/06/2016 20h10

foto615

Você é o tipo de pessoa que se irrita com o companheiro  de viagem ou de festa que quer tirar foto de tudo e de todo mundo? Pois fique sabendo que ele aproveitou a experiência melhor do que você, segundo um estudo feito por psicólogos das universidades de Yale, do Sul da Califórnia e da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A equipe analisou nove diferentes experimentos de campo e de laboratório, que envolveram, ao todo, 2.000 participantes. Em todos eles, os participantes eram convidados a fazer um programa – tipo um passeio turístico de ônibus ou uma visita a uma feira de alimentação – e parte era orientada a tirar fotos, enquanto outra não. No fim, todos tinham que completar um questionário em que descreviam suas sensações e o grau de envolvimento com a atividade.

Em um deles, por exemplo, um grupo fez uma visita guiada a um museu, utilizando um óculos que registrava a movimentação dos olhos deles. Os pesquisadores perceberam que os visitantes que tiraram fotos passaram mais tempo analisando cada obra de arte.

Em todos os testes, o resultado foi praticamente o mesmo: aqueles que tiraram fotografias foram os que mais se divertiram. A única exceção foram as atividades que exigiam uso das mãos, como de montagem ou pintura. Os autores também comentam que os fotógrafos também sofreram mais em experiências visuais desagradáveis, como assistir um animal matando outro durante um safári.

Os resultados foram publicados no Journal of Personality and Social Psychology.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.