PUBLICIDADE

Topo

Jairo Bouer

Bissexuais podem ter propensão maior a transtornos de humor e ansiedade

Jairo Bouer

18/03/2016 20h24

bissexual615

Gays, lésbicas e bissexuais tendem a sofrer mais com transtornos como depressão e ansiedade, bem como ser mais propensos a beber muito. Mas, para o último grupo, o risco pode ser maior ainda. As conclusões são de um estudo realizado no Canadá que incluiu 220 mil pessoas.

Os pesquisadores, da Universidade de British Columbia, constataram que, para os bissexuais, as taxas de transtornos de ansiedade e humor foram quatro vezes mais altas que a encontrada entre heterossexuais, e cerca de duas vezes a de gays ou lésbicas. A ocorrência de beber pesado também foi maior nesse grupo.

Embora o objetivo do estudo não tenha sido analisar as causas, vários outros trabalhos já mostraram que o estigma e o preconceito podem ser fontes de estresse crônico, o que explicaria o risco aumentado de transtornos entre bi e homossexuais.

No caso dos bissexuais, no entanto, o preconceito pode vir dos dois lados: tanto dos héteros quanto de gays e lésbicas. Talvez isso explique as diferenças observadas no estudo.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.