Blog do Doutor Jairo Bouer

Estresse financeiro pode fazer as pessoas sentirem mais dor

Jairo Bouer

lombalgia615

Pessoas que percebem sua vida financeira como instável podem sentir mais dor física do que aqueles com mais segurança nesse aspecto da vida, mostra uma pesquisa publicada na revista Psychological Science.

O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade de Virginia e de Columbia, liderados por Eileen Chou, que avaliaram diversos estudos sobre o tema. Eles perceberam que as preocupações com a vida financeira foram proporcionais às queixas de dores físicas e aumento do consumo de analgésicos de venda livre.

Os testes envolveram um total de 33.700 indivíduos. Nas famílias em que tanto o homem quanto a mulher estavam desempregados o consumo de analgésicos foi 20% superior em relação aos lares em que pelo menos um adulto trabalhava.

Em um dos estudos, participantes que relatavam viver um período de instabilidade econômica fizeram o dobro de queixas de dor em relação aos que descreviam a vida financeira como estável.

Em outro, realizado em laboratório, voluntários convidados a pensar em um mercado de trabalho incerto apresentaram menor tolerância à dor e ficaram menos tempo com a mão dentro de um balde de água gelada.

Segundo os autores, a insegurança econômica gera uma sensação de falta de controle sobre a vida, o que ativa processos psicológicos associados a ansiedade, medo e estresse. Esses processos, por sua vez, partilham mecanismos cerebrais semelhantes ao da dor.

Os resultados mostram que trabalhar aspectos psicológicos que levam à insegurança é fundamental para quem sofre de dor crônica.