PUBLICIDADE

Topo

Cozinha suja faz a gente comer mais, mostra experimento

Jairo Bouer

04/02/2016 17h37

louca615

Ambientes bagunçados podem causar estresse, e isso pode fazer com que as pessoas comam mais do que deviam, segundo um estudo sobre comportamento e alimentação.

O experimento foi feito pela equipe da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Ao todo, 98 mulheres foram convidadas para esperar outra pessoa em uma cozinha. Para metade delas, estava tudo limpo e arrumado. Para o outro grupo, havia jornais na pesa, pratos sujos na pia e telefone tocando.

Todas elas receberam tigelas de biscoitos, bolachas e cenouras para beliscar enquanto esperavam. Conclusão? As mulheres que estavam na cozinha bagunçada comeram 53 calorias a mais em biscoitos em um período de apenas dez minutos.

Algumas participantes também foram convidadas a escrever sobre algum período em que sua vida estava fora de controle, enquanto outras tinham que relatar uma fase em que estavam no controle. O segundo grupo ingeriu 100 calorias a mais que o primeiro.

Para os autores,  um ambiente caótico é ruim para quem está de dieta. Ver que está tudo bagunçado levaria as pessoas a baixar a guarda no autocontrole e comer demais. Os pesquisadores também acreditam que os resultados seriam semelhantes para os homens.

Além de manter o ambiente em ordem, os autores do estudo também sugerem a prática de meditação como forma de exercitar o autocontrole. As duas recomendações, segundo eles, seriam úteis para quem está de dieta.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.