Topo

Jairo Bouer

Inflamação pode agir como "gasolina na fogueira" da depressão

Jairo Bouer

18/12/2015 20h57

depressao615

Vários estudos têm sugerido que a inflamação pode ser estar envolvida na depressão. Agora, pesquisadores chegaram à conclusão de que o efeito de uma sobre a outra é comparável a jogar gasolina em uma fogueira. Ou seja: a inflamação crônica faz com que os sintomas depressivos aumentem significativamente nas pessoas com predisposição ao transtorno.

A pesquisa, publicada no American Journal of Psychiatry, revisou cerca de 200 estudos que relacionavam as duas condições. A análise foi feita por pesquisadores das universidades de Rice e do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

O fator inflamatório tem sido relacionado a inúmeras doenças, como câncer e diabetes, por isso não é de se estranhar que haja ligação também com a saúde mental. Segundo os pesquisadores, pacientes que sofrem de depressão clínica apresentam concentrações 50% mais altas de dois marcadores de inflamação, chamados CRP e IL-6.

A inflamação crônica é mais comum em indivíduos que passaram por situações de grande estresse, como falta de dinheiro ou abuso na infância. Dietas ricas em gordura e Índice de Massa Corporal (IMC) alto também podem contribuir para o quadro.

Os autores explicam que é normal apresentar uma resposta inflamatória diante de um machucado, por exemplo, pois é assim que o sistema imunológico funciona. Mas algumas pessoas apresentam uma inflamação persistente e sistêmica, ou seja, que envolve diversos órgãos, o que poderia deflagrar transtornos físicos e mentais.

O estudo também concluiu que a depressão deflagrada pelo fator inflamatório é resistente às terapias tradicionais, mas parece ter boa resposta com atividades físicas, meditação, ioga e anti-inflamatórios.

Os autores esclarecem que ainda há muito o que descobrir sobre o papel da inflamação nos transtornos de humor, mas eles acreditam que essa área de pesquisa pode resultar em tratamentos capazes de beneficiar um número maior de pacientes com depressão.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.