Topo

Jairo Bouer

Humanos evoluíram para dormir menos, sugere estudo

Jairo Bouer

15/12/2015 16h08

INSONIA615Um estudo sugere que o ser humano evoluiu para dormir menos horas, mas de forma mais profunda. A pesquisa, publicada na revista Evolutionary Anthropology, investigou os padrões de sono de centenas de mamíferos para chegar à conclusão.

Especialistas afirmam que a necessidade de sono das pessoas diminui conforme envelhecemos. Os adultos precisam de cerca de 7 ou 8 horas, mas quase 30% da população dorme menos de 6 horas.

Segundo pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, os seres humanos são os mamíferos que dormem menos. Outros primatas costumam dormir de 14 a 17 horas por dia. A equipe também descobriu que nosso sono é mais eficiente – gastamos quase 25% na fase REM, o mais profundo, enquanto outros primatas gastam apenas 5% nesse estágio.

A pesquisa sugere que as luzes artificiais não são os únicos culpados pelo sono insuficiente da espécie humana. Isso seria mais uma questão de evolução, já que existe uma espécie de pressão seletiva para que as pessoas durmam menos. De qualquer forma, se você quer ter um sono profundo, ainda que curto, é bom ficar longe dos tablets e smartphones antes de ir para a cama.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.