Estresse em lares de baixa renda pode prejudicar o aprendizado das crianças
Crianças que vivem em lares de baixa renda com instabilidade familiar e que são cuidadas por pessoas emocionalmente distantes podem ter dificuldades de aprendizado e memória. É o que mostra uma pesquisa feita na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.
O estudo contou com 201 pares de mães e filhos de baixa renda. As crianças tiveram os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, medidos aos 2, 3 e 4 anos. Tanto níveis elevados quanto mais baixos foram associados a uma redução na capacidade cognitiva aos 4 anos.
Os resultados, publicados na revista Child Development, indicam que ambientes domésticos estressantes alteram os níveis de hormônio do estresse nas crianças, o que, com o passar do tempo, pode prejudicar a estrutura e a função do cérebro.
Os pesquisadores, que são da área de psicologia, dizem que a ligação entre cortisol e desempenho cognitivo ainda é pouco compreendida. Mas a hipótese é que o excesso de hormônio tenha efeito tóxico para certas partes do cérebro, enquanto os baixos níveis prejudicariam a capacidade de deflagrar os recursos biológicos necessários para o desenvolvimento da capacidade cognitiva.
A equipe, liderada por Jennifer Suor, diz que o estudo serve de alerta, já que foram encontradas diferenças realmente significativas na habilidades cerebral das crianças avaliadas aos 4 anos. E é bem possível que a condição seja irrecuperável, segundo os pesquisadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.