Topo

Jairo Bouer

Movimento pode ajudar crianças com TDAH a pensar, sugere pesquisa

Jairo Bouer

12/06/2015 15h43

TDAH300Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) costumam se movimentar o tempo todo. E isso pode ser uma forma de melhorar sua concentração, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

Pesquisadores do Instituto UC Davis Mind (Medical Investigation of Neurodevelopmental Disorders) avaliaram 26 pré-adolescentes e adolescentes diagnosticados com o transtorno, comparados com outros 18 jovens sem o diagnóstico.

Nos garotos com TDAH, a equipe encontrou uma correlação entre a intensidade e a frequência dos movimentos com a precisão em tarefas que exigiam boa atenção. Quem se deslocava mais exibiu melhor desempenho cognitivo nos testes.

Os resultados foram publicados no periódico Child Neuropsychology. Apesar de os experimentos terem contado com um número pequeno de participantes, os autores acreditam que seja uma boa ideia pais e professores deixarem as crianças hiperativas se movimentar, em vez de tentar mantê-las paradas para se concentrar melhor.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.