PUBLICIDADE

Topo

Ter um propósito na vida protege as artérias, segundo pesquisa

Jairo Bouer

09/03/2015 18h26

CORACAO300Ter um senso de propósito na vida pode reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), o popular "derrame", segundo estudo conduzido apresentado no último evento da Associação Americana para o Coração, na semana passada.

Os pesquisadores descobriram que ter uma direção e uma sensação de que a vida vale a pena diminui em 23% o risco de morte por qualquer causa e em 19% o risco de ataque cardíaco e AVC.

A equipe, dos institutos Mount Sinai St. Luke e Rossevelt, nos EUA,  chegou à conclusão após revisar dez estudos com dados de mais de 137 mil pessoas.

Vários estudos anteriores já tinham ligado fatores psicossociais a doenças cardíacas, incluindo ansiedade e depressão.

Os pesquisadores acreditam que as pessoas precisam buscar ter um propósito na vida da mesma forma que cuidam da saúde, seguindo uma dieta equilibrada e fazendo exercícios.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.