Topo

Jairo Bouer

Estudo associa insônia na meia-idade a problemas na infância

Jairo Bouer

06/09/2019 17h35

Crédito: iStock

Cerca de 30% da população mundial sofre com dificuldades para pegar no sono ou manter-se dormindo, algo que acaba com o humor, a disposição e a produtividade. Apesar de ser mais comum depois dos 40 anos de idade, pesquisadores sugerem que a raiz do problema pode estar na infância.

Isso mesmo. Médicos australianos especialistas em sono descobriram uma forte associação entre problemas de comportamento entre os 5 e 10 anos de idade e a insônia em adultos com 42 anos. O trabalho foi publicado nesta sexta-feira (6) no Jama Network Open, um periódico da Associação Médica Americana.

Uma equipe da Universidade Flinders e do Instituto para o Sono e Saúde de Adelaide (AISH, em inglês) analisou um grande estudo com mais de 16 mil pessoas nascidas em 1970. Parte dos participantes foi acompanhada até a quarta década de vida.

Os autores concluem que os pais devem ajudar os filhos a cultivarem bons hábitos relacionados ao sono desde muito cedo. Além disso, devem ficar atentos a problemas como bullying, ansiedade e irritação e buscar intervenções o quanto antes, pois isso tudo pode ter um impacto importante para esses indivíduos bem mais tarde, durante a meia-idade.

A insônia crônica está associada a um risco aumentado de transtornos como a depressão, e ainda traz consequências para a economia. Os pesquisadores informam que, só no Reino Unido, os transtornos de sono geram uma perda de 50 bilhões de dólares por ano (mais de R$ 200 bilhões), e a insônia é o principal deles.

Quer algumas dicas para fazer a garotada ter uma rotina de sono saudável? Tente fazer com que as crianças durmam e acordem todos os dias no mesmo horário, e pratiquem atividade física ao ar livre durante o dia. Outra recomendação importante é trocar as telas de TV, tablets e computadores por banhos mornos e leitura uma ou duas horas antes de ir para a cama.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.