Topo

Jairo Bouer

Filhos de pais separados são mais propensos a engordar, diz estudo

Jairo Bouer

12/06/2019 21h44

Crédito: Fotolia

Filhos de pais separados ou divorciados podem ter maior tendência ao sobrepeso ou à obesidade, segundo um estudo com mais de 7.500 crianças realizado no Reino Unido. E o risco é maior quanto mais nova é a criança quando passa a viver só com um deles.

Os pesquisadores, da London School of Economics and Political Science, avaliaram dados de um grande banco de dados de crianças britânicas nascidas entre 2000 e 2002, que foram acompanhadas até os 11 anos de idade. Por causa da longa duração do estudo, foi possível analisar os efeitos a longo prazo da separação na saúde dos jovens.

Os resultados mostram uma forte associação entre pais separados e Índice de Massa Corporal (IMC) elevado, algo que não foi observado nas crianças que não vivenciaram a situação. Segundo os pesquisadores, a elevação do IMC se torna significativa 24 meses após a separação, e fica maior conforme o tempo passa.

Uma das hipóteses levantada pelos autores é que o divórcio muda a rotina das famílias, inclusive a alimentação. Com menos ajuda de um parceiro ou parceira no dia a dia, pode faltar tempo para preparar refeições mais saudáveis, o que abre espaço para comida pronta ou lanches rápidos, em geral ricos em calorias.

Embora ainda seja necessário entender melhor os mecanismos que levam essas crianças a engordar, os resultados podem servir de alerta para que pais e profissionais de saúde atuem precocemente para proteger a saúde dos jovens.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.