Topo

Jairo Bouer

Você acha que um relacionamento aberto seria ideal para você?

Jairo Bouer

01/04/2019 22h53

Crédito: Fotolia

Você gostaria de ter um relacionamento aberto? Segundo um estudo feito no Canadá, 12% das pessoas acham que esse é o tipo ideal de relacionamento.  A pesquisa também mostrou que cerca de 4% da população daquele país está nessa situação atualmente, e 20% relataram já ter experimentado a modalidade no passado, o que é bastante gente.

O trabalho, conduzido por pesquisadores da Universidade de British Columbia, foi publicado no Journal of Sex Research e contou com 2.000 adultos, uma amostra representativa dos canadenses. A proporção de homens e mulheres era praticamente a mesma. Cinquenta e cinco por cento dos participantes eram casados ou estavam num relacionamento estável; 31% eram solteiros; 10% eram separados ou divorciados; e quase 4% eram viúvos.

Os resultados indicam que há mais gente interessada em ter um relacionamento aberto do que pessoas nessa situação, provavelmente por receio de estigma ou pela dificuldade em abordar o assunto com os atuais parceiros.

Uma tendência observada no estudo é que a preferência por relacionamentos abertos tende a ser um pouco maior entre os mais jovens. Os homens também foram um pouco mais propensos a identificar esse tipo de relação como  sendo a ideal.

Os índices de satisfação com o relacionamento apontados não foram muito diferentes para quem tinha um relacionamento monogâmico ou aberto. O que importou, mesmo, foi a correspondência entre o relacionamento real e o preferencial. Isso significa que estar numa relação monogâmica tradicional mas desejar viver outra coisa pode não ser muito sustentável.

Seja qual for a opção do casal, é fundamental que tudo seja muito conversado e que todos os envolvidos usem camisinha. Se a experiência não der certo, pode não ser tão fácil assim esquecer o passado e voltar ao esquema tradicional.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.