Topo

Jairo Bouer

Atividade física regular faz você ter dieta mais saudável sem perceber

Jairo Bouer

31/01/2019 01h51

Crédito: Fotolia

Muita gente repara que, depois de começar a correr ou fazer caminhadas diárias, o apetite até aumenta, mas para alimentos mais saudáveis. Dá mais vontade de comer frutas, saladas e carnes com pouca gordura, ainda que a pessoa não tenha se proposto a fazer dieta.

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, confirmaram que praticar exercícios regulares realmente leva as pessoas a ter melhores hábitos alimentares sem se esforçar para isso, num trabalho que contou com 2.680 jovens de 18 a 35 anos de idade.

Os participantes não praticavam nenhuma atividade regular, nem faziam dieta, quando foram selecionados para participar do experimento. Mas, então, passaram a praticar exercícios aeróbicos, como esteira ou bicicleta ergométrica, com intensidade moderada e por meia hora três vezes por semana. Antes de cada sessão, faziam 5 minutos de aquecimento e, depois, mais 5 de relaxamento. Ninguém foi orientado a fazer dieta.

Depois de 15 semanas, foi verificado que o grupo passou a escolher alimentos mais saudáveis no dia a dia, como frutas, legumes e carnes magras, enquanto a frequência de ingestão de alimentos fritos, refrigerantes e guloseimas diminuiu bastante. Os resultados foram publicados na Revista Internacional de Obesidade.

Segundo os pesquisadores, há evidências de que exercícios moderados geram alterações nos níveis de dopamina, substância que está envolvida na sensação de recompensa no cérebro, inclusive a proporcionada pela comida. A intensidade da atividade física também interfere nos hormônios reguladores do apetite e da saciedade.

O estímulo para comer de forma saudável é muito bem-vindo para quem está na faculdade ou começou a trabalhar, uma época que é crítica para a formação de hábitos que vão se perpetuar para o resto da vida. É muito comum as pessoas ganharem peso ao entrar na faculdade ou começar a trabalhar, e esse aumento pode evoluir para um quadro de obesidade mais tarde.

Ser fisicamente ativo não só beneficia o comportamento alimentar como também ajuda quem quer se livrar da bebida, do cigarro ou das drogas. Por isso, se você sabe que precisa controlar certos excessos mas fica desmotivado só de pensar no sacrifício, comece com meia hora de exercício algumas vezes por semana. As outras metas vão ficar mais fáceis de ser cumpridas.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.