Topo

Jairo Bouer

Se ela engrossar ou afinar a voz, é provável que esteja interessada

Jairo Bouer

21/12/2018 10h20

Crédito: Fotolia

Sabe aquela história de que os homens fazem "voz de travesseiro" quando querem conquistar uma mulher? Pois um estudo sugere que as mulheres também deixam a voz mais grave ou meio rouca quando estão atraídas por um homem. Mas isso só acontece quando o cara é cobiçado e elas precisam se destacar de possíveis rivais que estejam por perto.

A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, e difere um pouco de estudos anteriores, que destacavam a estratégia feminina de deixar a voz mais aguda quando a intenção é seduzir o sexo oposto.

Os trabalhos feitos até agora quase sempre tinham a mesma explicação para o fenômeno: homens tendem a se sentir atraídos por mulheres mais femininas e jovens, o velho apelo inconsciente para a fertilidade. Por isso, elas usariam uma tonalidade mais aguda, de forma inconsciente, nos jogos de sedução.

Da mesma maneira, homens capricham nas oitavas abaixo para reforçar a masculinidade. Afinal de contas, voz grossa é uma característica típica do hormônio testosterona, também associado a virilidade e capacidade reprodutiva.

Mas a equipe, liderada pela autora Katarzyna Pisanski, descobriu que, de vez em quando, as mulheres têm de usar um pouco de jogo de cintura para ganhar destaque numa competição, ou melhor, quando o homem que ela quer conquistar tem muitas pretendentes. Já se o cara é interessante, mas não atrai a maioria das amigas, tudo bem mudar o tom para uma oitava acima.

Os resultados foram publicados no Royal Society Journal, e divulgados no jornal britânico Daily Mail. Eles foram baseados em um experimento pequeno, com 30 homens e mulheres, num daqueles eventos de paquera rápida em que os candidatos se alternam e cada um tem poucos minutos para causar boa impressão em quem lhe parece interessante.

O experimento também confirmou a noção de que mulheres tendem a ser mais seletivas do que os homens, algo que outros estudos já tinham sugerido. Enquanto elas manifestaram interesse por apenas um terço dos candidatos, eles gostaram de metade das mulheres com quem conversaram.

Mulheres também tendem a deixar a voz mais grave quando querem demonstrar competência, confiabilidade e liderança, ressaltaram os autores. Nesse caso, talvez a ideia seja demonstrar um pouco mais de agressividade e se destacar no mercado de trabalho.

Se você está solteiro ou acompanhado, e capricha nos rituais de sedução, pare um pouco para pensar no tom de voz e nos gestos que você usa quando quer agradar o parceiro ou parceira. Esses pequenos detalhes podem fazer a diferença.

Aproveito para desejar um ótimo Natal e virada de ano. O blog volta no início de 2019.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.