Topo

Jairo Bouer

Uma em quatro adolescentes sofre com transtorno mental, alerta estudo

Jairo Bouer

23/11/2018 21h47

Crédito: Fotolia

Uma grande pesquisa realizada pelo governo britânico indica que uma em quatro adolescentes de 17 a 19 anos sofre de algum tipo de transtorno mental, como depressão ou ansiedade. A proporção é o dobro da registrada entre garotos da mesma idade.

Outros dados preocupantes da pesquisa: mais da metade dos jovens com transtorno mental de ambos os sexos, nessa faixa etária, já se machucou ou tentou suicídio. Cerca de 5,6% apresentam um transtorno dismórfico corporal, ou seja, a obsessão por algum defeito no corpo. E 1,6% sofrem de algum transtorno alimentar, como anorexia ou bulimia.

O levantamento, que contou com 9 mil jovens, revela que, entre jovens e crianças de 5 a 15 anos, a ocorrência de transtornos mentais é menos comum, mas tem aumentado. Passou de 9,7%, em 1999, para 10,1% em 2004 e 11,2% em 2017. Já outros tipos de transtorno, como hiperatividade e problemas de conduta, permaneceram estáveis em relação às pesquisas anteriores.

Os pesquisadores utilizaram como ferramenta de avaliação os critérios diagnósticos da Classificação Internacional de Doenças, o CID-10, também adotado no Brasil. Os pais também foram ouvidos para se fechar o diagnóstico, bem como os professores, no caso dos adolescentes mais novos.

O uso das mídias sociais pode ter relação com esses números, de acordo com os psiquiatras. Mas a hipótese ainda precisa ser mais estudada. O que os dados mostram é que os jovens de 11 a 19 anos com transtornos mentais são mais propensos a usar as plataformas do que os colegas que nunca receberam um diagnóstico. Cerca de um terço deles passa mais de quatro horas por dia nessas mídias.

Os usuários admitiram que seu humor é afetado pelo número de "likes" nos posts publicados, e que costumam se comparar com os amigos nas mídias sociais. Do total dos garotos com transtornos mentais que usam as plataformas, 41,5% declararam ter sofrido cyberbullying.

A sexualidade é outro fator envolvido: se 13,2% dos adolescentes de 14 a 19 anos foram diagnosticados com algum transtorno mental, o índice foi de 35% entre os jovens que não se identificam como heterossexuais.

Psiquiatras que analisaram os resultados acreditam que as meninas têm sido mais diagnosticadas porque sofrem mais os efeitos negativos das mídias sociais, além de ser mais afetadas pela pressão por boas notas e para ter um corpo bonito.

Pesquisas semelhantes nos Estados Unidos também mostram o aumento da frequência de transtornos mentais entre os jovens daquele país. Esses levantamentos devem servir de alerta para o Brasil. Apesar das diferenças sociais e econômicas, os hábitos dos adolescentes são parecidos nos três países.

* Atualizado em 04/12/2018

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.