Posts podem indicar se você está com depressão, diz estudo
Você percebe que um amigo seu está de baixo astral só pelo conteúdo que ele publica nas mídias sociais, não é? Plataformas como o Facebook têm feito as pessoas expressarem suas opiniões e sentimentos, o que tem um lado negativo, mas também positivo.
Pesquisadores acreditam que as informações fornecidas pelas mídias sociais podem ajudar no desenvolvimento de formas mais eficazes para triar pessoas em risco e ferramentas para diagnosticar e monitorar a depressão.
Uma equipe do World Well-Being Project (WWBP), nos EUA, criou um algoritmo para analisar dados de usuários do Facebook (com o consentimento deles, é bom dizer) e conseguiu determinar algumas pistas de linguagem que podem prever que uma pessoa está deprimida.
A pesquisa, publicada na revista Proceedings of National Academy of Sciences, contou com as fichas médicas e os dados de quase 1.200 participantes da rede social. Do total, 114 tinham histórico de depressão.
Depois de analizar mais de 524 mil atualizações de status, a equipe foi capaz de determinar alguns marcadores de linguagem associados a depressão, como tristeza, solidão, hostilidade, ruminação e aumento da auto-referência (a pessoa utiliza muito a palavra "eu").
Os pesquisadores descobriram que os marcadores linguísticos conseguiram prever a depressão com uma precisão significativa até 3 meses antes de a pessoa receber um diagnóstico formal.
Para eles, a avaliação de usuários de mídias sociais, desde que feita com o consentimento deles e com todas as regras de privacidade respeitadas, podem se tornar um complemento importante para a triagem e o monitoramento de pessoas com depressão. Eles também esperam que, um dia, esse sistema de rastreamento seja integrado a um sistema de atendimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.