Topo

Jairo Bouer

Homens que paqueram pela internet sonham com meninas de 18

Jairo Bouer

17/08/2018 20h00

Crédito: Fotolia

Quando você usa um site ou aplicativo de encontros, qual é a faixa etária do parceiro(a) buscado(a)? De acordo com um estudo que analisou dados de um serviço desse tipo, o pico de idade para os homens serem considerados atraentes é 50 anos. Para as mulheres, o auge é aos 18 anos. Isso mesmo que você leu.

O estudo, publicado na revista Science Advances, levantou as características "desejáveis" registradas nas mensagens de quase 200 mil usuários que buscavam parceiros do sexo oposto no site de encontros online OkCupid. Os usuários eram de quatro metrópoles norte-americanas: Nova York, Chicago, Boston e Seattle.

Um levantamento divulgado pela própria empresa, em 2010, mostrou que os homens de 22 a 30 anos estavam quase todos focados em conhecer mulheres mais jovens. E que o homem médio de 30 anos passa tanto tempo trocando mensagens com adolescentes quanto com mulheres de sua idade. Aquelas que são só um pouco mais velhas que eles são negligenciadas.

Os sociólogos que fizeram o estudo atual, da Universidade de Michigan, já esperavam encontrar homens interessados em mais novas, já que isso é o que eles já haviam destacado de pesquisas anteriores. A hipótese mais usada para explicar essa tendência é a evolutiva – eles seriam mais propensos a buscar mulheres no auge da fertilidade para garantir a sobrevivência da espécie. Já elas buscariam aqueles mais experientes e capazes de sustentar os filhos.

Em reportagem no The New York Times, os autores dizem ter se surpreendido, ao analisar os gráficos, com o declínio acentuado na curva das mulheres com mais de 18 anos. A queda só é tão marcante, para os homens, a partir de 65 anos. Outro achado curioso da pesquisa é que, enquanto as mulheres preferem homens com mais diplomas, eles preferem as que têm menos.

Veja que a ideia de "desejável" tem a ver com aspiração. Não quer dizer que esses homens não saiam com alguém da mesma idade e com o mesmo nível de educação, simplesmente não foi esse o dado analisado. A gente sabe que a prática é bem diferente da fantasia, mas será que muitos homens não estão perdendo oportunidades interessantes ao limitar tanto o escopo?

A boa notícia, para as mulheres, é que há chance de essas preferências mudarem no futuro. Um outro estudo recente, feito pelo aplicativo Badoo e divulgado na Business Insider. indicou que os millenials estão mais propensos a se relacionar com mulheres mais velhas. De um total de 10.500 usuários, 9% dos moços de 18 a 24 anos disseram que sairiam com alguém com 20 anos a mais.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.