A real motivação dos jovens que usam o Fake Instagram
No Instagram, todo mundo parece perfeito: as fotos, bem produzidas, trazem rostos bonitos, corpos esculpidos, pratos e paisagens irretocáveis. Para se rebelar contra essa tendência, ou apenas se divertir, muitos jovens têm criado contas falsas em grupos privados – o Finsta, ou Fake Instagram, onde publicam apenas fotos feias, ou melhor, aquelas imagens reais, que é melhor manter apenas entre amigos íntimos.
Uma dupla de pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, decidiu estudar o fenômeno e chegou a constatações interessantes. Eles fizeram entrevistas online com 106 estudantes de graduação que tinham tanto contas falsas (Finsta) como reais no Instagram (chamadas por eles de Rinsta).
Jin Kang e Lewen Wei descobriram que os jovens usam as contas "fake", e as fotos da "vida como ela é", para se sentirem mais conectados socialmente. Mas essa também não é a motivação de quem usa o Instagram? Não tanto. Segundo as entrevistas, o Instagram real, com todo seu cuidado com a perfeição, é usado mais para escapar da realidade.
A dupla concluiu que há duas coisas que tornam o Finsta único: 1. Existe um acordo para que todos sejam inapropriados 2. A maioria dos usuários revela o oposto do que é apresentado em outras plataformas. Se os indivíduos exibem o seu melhor em redes como o Facebook, o seu pior é o que aparece no Finsta.
Os resultados da análise serão apresentados na 68ª Conferência Anual da Associação Internacional de Comunicação, na República Tcheca, em maio. E, ainda segundo esse trabalho, o Finsta é mais popular entre as garotas. Será que elas sentem maior necessidade de expressar seu lado feio ou inapropriado que os homens? É possível. Ou é provável que a pressão para parecer bonita, certinha e inteligente, estimulada pelas redes sociais, pese mais para elas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.