Topo

Jairo Bouer

Você sabe quando seu parceiro está triste? Tem certeza?

Jairo Bouer

12/03/2018 22h02

Crédito: iStock

Saber se o seu parceiro ou parceira está feliz não é difícil. Mas a maioria das pessoas tem dificuldade de adivinhar quando o companheiro está triste, a não ser quando alguma lágrima foi derramada. A conclusão é de um estudo da Universidade Metodista do Sul, nos Estados Unidos.

Pesquisadores entrevistaram 51 casais de diferentes idades, etnias e em relacionamentos longos e curtos. Os participantes tiveram que manter um diário por sete dias consecutivos para descrever não só o próprio humor, mas também o do parceiro.

Os autores observaram que algumas pessoas são mais empáticas, mas, de forma geral, a precisão para identificar emoções negativas mais sutis não foi observada nos casais. Para os pesquisadores, falta prestar mais atenção em pistas emocionais importantes, que podem até interferir no relacionamento mais tarde.

Maridos, esposas ou namorados são as pessoas com quem  dividimos os detalhes mais íntimos da nossa vida. Em geral, eles são a principal fonte de apoio, por isso é importante que um saiba exatamente quando o outro não está legal.

O trabalho, publicado no periódico Family Process e divulgado no jornal britânico Daily Mail, sugere que é preciso investir mais em comunicação. Nem sempre os outros expressam sentimentos de raiva ou tristeza da mesma forma que nós, por isso, na dúvida, perguntar sempre ajuda.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.