Topo

Jairo Bouer

Divisão de tarefas em casa ainda é desigual, mostra experimento

Jairo Bouer

09/10/2017 19h07

Quantos minutos por dia as mulheres passam cuidando da casa e do bebê? E os homens? Pesquisadores norte-americanos decidiram investigar a fundo a rotina de 52 casais jovens, logo após o nascimento do primeiro filho, para descobrir se a igualdade entre os sexos na divisão de tarefas domésticas é uma realidade. E, infelizmente, a conclusão não é animadora: em dias de folga, eles passam cerca de 101 minutos descansando, enquanto as mulheres, no máximo 49 minutos.

O trabalho foi feito por pesquisadores da faculdade de sociologia da Universidade da Carolina do Norte. Os autores do estudo alertam que se trata de uma amostra pequena, por isso não dá para generalizar os resultados. De qualquer forma, eles podem dar uma ideia do que acontece em muitos lares.

Os casais que participaram do experimento eram, na maioria, brancos, com nível elevado de educação, e tanto o homem quanto a mulher trabalhavam. Cada integrante preencheu um diário com detalhes e horários das atividades executadas nos dias de descanso e de trabalho. O monitoramento começou no terceiro trimestre da gravidez e terminou no terceiro mês após o parto.

Nos dias de folga, após o nascimento da criança, os homens descansaram durante 46% do período investido pelas parceiras no cuidado com o bebê. Já elas conseguiram relaxar apenas 16% do período em que eles assumiram a tarefa. Em relação ao cuidado com a casa, como lavar louça ou arrumar a bagunça, eles folgaram em 35% do tempo investido por elas na função. E elas, em apenas 19% do período gasto por eles.

Para os autores, está claro que homens e mulheres devem conversar para dividir melhor as tarefas, especialmente nessa fase tão delicada, que é a chegada do primeiro filho. Eles acreditam que os padrões que se estabelecem nessa fase acabam prevalecendo nos anos seguintes, embora isso não tenha sido investigado. Por outro lado, eles também observam que as mulheres devem dar mais espaço para que os maridos assumam certas tarefas, sem se preocupar tanto com o a qualidade do trabalho.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.