Topo

Jairo Bouer

Uma hora de exercício por semana já afasta o risco de depressão

Jairo Bouer

03/10/2017 20h49

Um estudo realizado por pesquisadores de várias universidades comprova que fazer uma atividade física com regularidade diminui o risco de uma pessoa sofrer de depressão no futuro. Segundo o trabalho, publicado na Revista Americana de Psiquiatria, mesmo uma hora de exercício por semana já exerce um papel protetor, independente da intensidade, da idade e do gênero do indivíduo. Mas é preciso ter consistência – suar a camisa só de vez em quando não resolve.

A equipe contou com especialistas do Instituto Black Dog e da UNSW Sydney, na Austrália, do King's College London, no Reino Unido, do Instituto Norueguês de Saúde Pública e das Universidade de Bergen, entre outras instituições da Noruega.

Os pesquisadores analisaram dados de 33.908 adultos noruegueses, que tiveram seus níveis de atividade física e sintomas de depressão e ansiedade monitorados ao longo de 11 anos.

A equipe concluiu que os cidadãos totalmente sedentários apresentaram uma probabilidade 44% maior de desenvolver depressão em comparação com quem se exercitava uma ou duas vezes por semana.

Mesmo descontados fatores como condição socioeconômica e uso de substâncias, os pesquisadores constataram que 12% dos casos do transtorno registrados no período poderiam ter sido evitados se os envolvidos praticassem pelo menos uma hora de atividade física por semana.

Para os autores, o incentivo ao exercício é uma forma simples e barata de evitar esse e vários outros problemas de saúde, como infarto e obesidade. No entanto, o sedentarismo tem se tornado regra em todo o mundo.

No Brasil, uma pesquisa apresentada pelo Ministério do Esporte no ano passado mostrou que 45,9% da população não pratica nenhuma atividade física. E, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 6% dos brasileiros sofrem de depressão e 9% tê, algum transtorno de ansiedade.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.