Topo

Jairo Bouer

Sorrir torna as pessoas mais atraentes, dizem pesquisadores

Jairo Bouer

02/10/2017 21h40

Você costuma fazer cara de sério ou de séria porque acha que assim parece mais sexy? Talvez seja bom você rever seus conceitos. Um estudo sugere que as pessoas parecem mais saudáveis e, por consequência, mais atraentes quando sorriem.

Pesquisadores do departamento de psicologia da Universidade de Swansea, na Austrália, pediram para voluntários avaliarem rostos com diferentes expressões e descobriram que indivíduos que sorriem de forma espontânea são os classificados como mais atraentes. O efeito de uma expressão radiante, segundo o experimento, equivale ao de estar com o peso ideal e usar uma boa dose de maquiagem, com base, blush e rímel. Os resultados foram divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Segundo a equipe, os sorrisos genuínos fizeram mais sucesso que expressões neutras ou "descansadas" tanto para o público masculino quanto para o feminino. E a associação foi ainda mais positiva com o passar da idade: se um adulto mais jovem parece mais saudável ao sorrir, os mais velhos parecem ainda mais saudáveis com essa expressão.

Outras pesquisas já mostraram que quem está sempre sorrindo nas fotos postadas nas redes sociais têm uma vida social mais satisfatória. E a tendência a sorrir já foi associada até a longevidade, de acordo com outros estudos. Para os autores, nossa busca natural por qualidades positivas faz com que os sorrisos chamem mais atenção do que outras expressões. Portanto, se você quer fazer sucesso, invista em coisas que fazem você andar com um sorriso no rosto.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.