Topo

Jairo Bouer

Mau humor é contagioso, mas depressão não é

Jairo Bouer

25/09/2017 19h30

Você pode se contagiar pelo mau humor dos seus colegas de escola, bem como pelo bom astral deles. Mas você não "pega" depressão de um amigo. Uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, chegou à conclusão após avaliar dados de mais de 2.100 adolescentes de escolas norte-americanas.

Eles criaram um modelo matemático para identificar o quanto componentes específicos do humor, como cansaço, sono e apetite, podem se espalhar nos círculos sociais desses jovens – cada integrante indicava quem eram seus amigos mais próximos. Também foram analisados sintomas típicos de depressão, como desamparo e perda de interesse.

Estudos anteriores já tinham confirmado que amizade e apoio social são fatores importantes para a prevenção de transtornos do humor em adolescentes. Da mesma forma, também já era sabido que o estado emocional de um indivíduo pode ser afetado pela expressão emocional de quem convive com ele.

A equipe constatou que sensações positivas e negativas são, de fato, "contagiosas". Mas um amigo que esteja deprimido não tem "poder" suficiente para empurrar os colegas para baixo, de acordo com os resultados. Existe uma diferença grande entre estar triste, cansado, irritado ou de mau com o mundo e estar, de fato, com depressão.

Os pesquisadores também notaram que, a partir do momento em que um jovem decide se cuidar, dormir bem, fazer exercícios e buscar formas de gerenciar o estresse, ele não só beneficia a si próprio, como também exerce influência positiva sobre os amigos.

Para os autores do trabalho, publicado na revista Royal Royal Society Open Science, intervenções que estimulem os jovens a fazer mais amizades podem ser eficazes para a prevenção do transtorno, que afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.