Topo

Jairo Bouer

Traumas na cabeça podem aumentar risco de abuso de álcool

Jairo Bouer

14/08/2017 19h14

Uma revisão de estudos conduzida por pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que existe uma relação entre lesões cerebrais traumáticas na infância e na adolescência e o risco mais alto para abusar de álcool mais tarde.

Os cientistas já sabiam que beber pode aumentar o risco de um indivíduo machucar a cabeça, mas foi um trabalho com ratos que fez com que eles suspeitassem do inverso e decidissem fazer uma análise da literatura científica existente. Os resultados foram publicados no periódico Frontiers in Behavioral Neuroscience.

A equipe descobriu que as lesões cerebrais podem, em certos casos, tornar as pessoas mais impulsivas e menos conscientes das consequências de suas ações. Isso poderia afetar negativamente relacionamentos, estudos e empregos, e tudo isso tornaria esses indivíduos mais propensos a beber. Além disso, poderia prejudicar o fluxo de dopamina, um neurotransmissor associado ao uso de substâncias.

Além de seus efeitos psicológicos, lesões cerebrais traumáticas podem causar inflamação no cérebro, algo que também ocorre com o abuso do álcool. De acordo com os cientistas, esse efeito inflamatório também incentivaria o aumento do consumo.  Apesar do alerta, os autores esclarecem que mais estudos são necessários para confirmar a  hipótese.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.