Topo

Jairo Bouer

Selfie de mulheres no Tinder tende a ser de cima para baixo, diz estudo

Jairo Bouer

11/07/2017 19h27

Homens são mais propensos a tirar selfies de baixo para cima para parecerem mais altos, poderosos e, assim, capazes de proteger uma mulher. Já as mulheres fazem exatamente o contrário – tiram a foto de cima para baixo para destacar o rosto e o decote, e ainda disfarçar qualquer imperfeição no corpo. As conclusões são de um estudo que analisou 900 homens e mulheres do aplicativo de encontros Tinder.

A análise foi feita por pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá. Segundo eles, usuários de ambos os sexos são propensos a manipular suas fotos para gerar uma boa primeira impressão para os potenciais candidatos.

Cerca de metade dos homens e mulheres faz selfies de frente. Mas, na hora de fazer uma foto vertical, 40% dos homens posicionam o celular na altura da cintura, contra apenas 16% das mulheres. E 25% delas apontam o aparelho de cima para baixo, contra apenas 16% deles.

Para os autores, as razões por trás dessa forma de tirar as fotos têm a ver com a evolução. Homens querem ser vistos como mais altos e fortes porque isso é associado a fertilidade. Tirar a foto de baixo para cima ainda faz com que a mandíbula pareça maior, outro traço ligado à capacidade reprodutiva. Já as mulheres tendem a evitar parecer dominadoras, por isso querem parecer menores e dignas de proteção, segundo os pesquisadores. Os resultados foram divulgados no site do jornal britânico Daily Mail

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.